Sistema de Compliance e Denúncia da Fuchs Gruppe

A Fuchs Gruppe está comprometida com o cumprimento efetivo do Sistema de Compliance e Canal de Denúncia.
Compliance é sinônimo de Conformidade e significa observar a legislação, lei e regras internas da Fuchs Gruppe, através da criação de estruturas para garantir que sua administração e todos os seus funcionários possam se comportar de forma legal.

O Provedor de Conformidade e o Sistema de Denúncias com certificação ISO 27001 http://safewhistle.info fazem parte do sistema de Compliance e da Cultura de Compliance da Fuchs Gruppe.

Por que a Fuchs Gruppe nomeou um Provedor de Conformidade?

Suas informações nos ajudam a neutralizar violações da lei aplicável ou das diretrizes internas da Fuchs Gruppe em um estágio inicial e a evitar danos aos nossos funcionários, parceiros de negócios, terceiros e também a Fuchs Gruppe.

Por esta razão, nomeamos um Provedor de Conformidade, a quem funcionários, parceiros de negócios e terceiros podem recorrer como pessoa de contato externo, independente e imparcial, caso tenham alguma indicação de que violações da lei aplicável ou regulamentos internos da Fuchs Gruppe ocorreram.

Os dados de contato são os seguintes:
Rödl & Partner BR
Lutz Kühne
Rödl & Partner Consultores Ltda.
Rua Verbo Divino 1488, 3° andar sala 3a
04719-904 São Paulo – SP
Telefone: +55 11 504 6060 Ext 1290

lutz.kuehne@roeldl.com
http://roedl.de/brasilien

Quais denunciantes estão protegidos?

Qualquer denunciante que atue de boa-fé tem o direito de fornecer  informações. Os denunciantes que atuam de boa-fé enquadram-se  no âmbito de proteção deste Regulamento Interno. Considera-se  que existe boa-fé se o denunciante presumir, no momento da  denúncia, que as informações fornecidas são verdadeiras.

Quais crimes são relevantes?

Todas as violações da lei aplicável são relevantes, em particular na  área de crimes de colarinho branco ou violações de obrigações  relacionadas com os direitos humanos e ambientais, em particular  aquelas nos itens 2 e 3 da Lei de Due Diligence da Cadeia de  Abastecimento. No entanto, também podem ser denunciadas  violações dos regulamentos internos do Fuchs Gruppe. 

Por outro lado, se tiver alguma dúvida sobre e quiser reclamar  sobre um produto, estiver insatisfeito com o nosso desempenho ou  com o nosso serviço, ou tiver qualquer outra dúvida, por favor utilize  as nossas opções habituais de contato.

Como posso fornecer informações?

Por favor, reporte ao Provedor de Conformidade: 

  • Em qual empresa ou parte de uma empresa; 
  • O que aconteceu; 
  • Quando; 
  • Onde; 
  • e com quais participantes. 

O Provedor de Conformidade também está interessado em saber  quais outras pessoas – que podem não estar envolvidas nos 

processos específicos – têm conhecimento disso e se existem  documentos (por exemplo, e-mails, fotos) relacionados a isso. 

Antes de fornecer as informações, verifique cuidadosamente se as  declarações que você faz são precisas em relação ao seu  conteúdo. Em particular, você não deve fornecer nenhuma  informação que saiba ser falsa. 

Informe também o Provedor de Conformidade sobre como ele pode  contatá-lo em caso de dúvidas.

Que custos estão associados ao fornecimento de informação?

Não há custos para o denunciante associados ao fornecimento das  informações.

O que devo fazer se não tiver certeza se uma infração relevante foi cometida?

Se não tiver certeza, use frases como “Eu acredito…” ou “Eu acho  que é possível…” 

Caso haja dúvidas sobre a apresentação, avaliação e/ou  procedimento, você pode conversar com a Ouvidoria de  Compliance sobre o caso antecipadamente – mesmo que de forma  anônima – e gratuitamente.

Devo revelar minha identidade quando forneço informações?

Os denunciantes permanecem anônimos se assim o desejarem. Os  denunciantes podem acordar com o Provedor de Conformidade sobre como podem ser contatados em caso de dúvidas, caso o  denunciante deseje permanecer anônimo. Nenhuma informação  falsa poderá ser comunicada, mesmo no caso de uma denúncia 

anônima. Os denunciantes podem pedir ao advogado responsável que não revele ao Fuchs Gruppe uma identidade que ele conhece. 

Como é protegida a identidade do denunciante?

Os denunciantes podem solicitar ao Provedor de Conformidade que  proteja a sua identidade e não divulgue a Fuchs Gruppe a sua  identidade ou qualquer outra informação que permita tirar  conclusões sobre a sua identidade. 

Sr. Lutz Kühne está vinculado ao sigilo profissional e não pode  divulgar a terceiros a identidade de um denunciante de seu  conhecimento, sem incorrer em responsabilidade criminal bem  como tomou medidas técnicas e organizacionais adequadas para  proteger as informações que recebe de tal forma que terceiros não  possam acessá-las. 

As informações repassadas pelo Sr. Lutz Kühne à Fuchs Gruppe  também são tratadas de forma confidencial e protegidas. As  pessoas da Fuchs Gruppe responsáveis pelo processamento das  informações são obrigadas por lei a manter sigilo na medida em que  são denunciadas violações dos direitos humanos e violações de  deveres relacionadas ao meio ambiente.

Estão também  contratualmente obrigados a tratar como confidenciais as denúncias  recebidas e, em particular, a identidade da pessoa que fornece as  informações. Além disso, as pessoas responsáveis pelo  processamento dos relatórios na Fuchs Gruppe são independentes  e não estão vinculadas.

Em resumo, não recebem instruções da  administração da empresa e/ou do conselho da empresa sobre o  conteúdo ou o procedimento para a condução de um procedimento,  por exemplo, no que diz respeito ao tipo e âmbito do procedimento  ou à sua extinção.

O Fuchs Gruppe garante organizacionalmente  que apenas as pessoas responsáveis pelo processamento dos  relatórios podem acessar os relatórios e os documentos  apresentados com eles.

Sem o consentimento da pessoa que fornece as informações, a  identidade da pessoa que fornece as informações e as  circunstâncias que permitem tirar conclusões sobre a identidade da  pessoa que fornece as informações não podem ser transmitidas,  mesmo durante o processamento interno das informações dentro do  Grupo Fuchs. 

A proteção da confidencialidade da identidade é absoluta?

Não, não é. 

Em primeiro lugar, a Seção 9, Parágrafo. O artigo 2.º da Lei de  Proteção ao Denunciante prevê exceções à confidencialidade que,  por exemplo, permitem que a identidade de um denunciante seja  transmitida a uma autoridade responsável pela aplicação da lei, se  este o solicitar. Seção 9, Parágrafo. 2º da Lei de Proteção ao  Denunciante é expressamente referido. 

Em segundo lugar, a proteção da confidencialidade é beneficiada  apenas pelas pessoas que agem de boa-fé, ou seja, que não  transmite informações falsas intencionalmente ou por negligência  grosseira. Um denunciante que, intencionalmente ou por  negligência grave, transmita informações falsas deve esperar que a  sua identidade se torne conhecida através de um pedido de  informações do titular dos dados, podendo responder legalmente  por isso através de indenizações. 

Por último, nem o Sr. Lutz Kühne nem a Fuchs Gruppe estão  protegidos contra a apreensão, ou seja, no caso de uma  investigação oficial, as autoridades podem apreender documentos  que revelem a identidade da pessoa que fornece as informações. 

Os denunciantes que temem que a sua identidade se torne  conhecida são, portanto, aconselhados a apresentar uma denúncia  anonimamente. Mesmo no caso de uma denúncia anônima,  nenhuma informação falsa poderá ser transmitida.

Aqui novamente, se você não tiver certeza, por favor use frases  como “Eu acredito…”, “Eu acho que é possível…” ou “Pode ser  que…” 

Preciso temer desvantagens profissionais se der informações?

Não, a discriminação profissional e as represálias contra os  denunciantes são estritamente proibidas.

O Código de Conduta dos  Fornecedores da Fuchs Gruppe também contém regulamentos que  proíbem os fornecedores da Fuchs Gruppe de sofrer represálias se  os denunciantes fornecerem informações. Isto também se aplica à  ameaça e à tentativa de impor represálias. Medidas de retaliação  baseadas em denúncias não serão toleradas.

Os denunciantes são  incentivados a denunciar o fato caso sejam submetidos a qualquer  retaliação ou represália por parte de funcionários da Fuchs Gruppe  ou de fornecedores da Fuchs Gruppe por terem fornecido  informações de boa-fé.

A Fuchs Gruppe responderá a estes  funcionários ou fornecedores de forma adequada (por exemplo,  emitindo um aviso, organizando um workshop, exigindo  compensação). 

Como parte do procedimento de denúncia e no final do  procedimento de denúncia, o Provedor de Conformidade perguntará  aos denunciantes se eles foram submetidos a represálias por parte  de funcionários da Fuchs Gruppe ou fornecedores da Fuchs Gruppe como resultado das informações fornecidas. 

Mesmo após a conclusão do processo, os denunciantes podem  denunciar ao Ouvidor de Conformidade caso sejam alvo de  represálias por parte dos funcionários da Fuchs Gruppe ou dos  fornecedores da Fuchs Gruppe em decorrência das informações  prestadas.

Qual é a posição do Provedor de Conformidade?

O Provedor de Conformidade não é um órgão de arbitragem de  disputas. A relação existe apenas entre a empresa e a Ouvidoria de  Conformidade. No entanto, o Provedor de Conformidade atua de  forma imparcial e não está vinculado às instruções da Fuchs  Gruppe, sendo obrigado por lei a manter a confidencialidade.

O que acontece com a informação?

O Provedor de Conformidade informará você dentro de 24 horas  sobre o recebimento das informações. O Provedor de Conformidade esclarece junto do denunciante os fatos do caso e quais as  expectativas que o denunciante tem relativamente a possíveis  medidas preventivas ou corretivas, e verifica se a informação se  enquadra no âmbito do procedimento de reclamação,  nomeadamente se poderá existir uma violação dos direitos  humanos ou violação de dever relacionada ao meio ambiente. 

Se, na opinião do Provedor de Conformidade, não houver violação  relevante, ele fundamentará isso ao denunciante. Por outro lado, se  uma violação relevante parecer possível, o Provedor de  Conformidade processa as informações e as repassa  confidencialmente ao Compliance Officer da Fuchs Gruppe.

O  Departamento de Conformidade da Fuchs Gruppe decide, em  conjunto com a administração da empresa, se necessário, como  tratar esta informação. Se existirem motivos suficientemente  concretos para suspeita de violações legais ou políticas, estes são  investigados internamente, a fim de esclarecer e remediar possíveis  más condutas. Como regra geral, isto também é feito de forma  confidencial e discreta, a fim de proteger os interesses do  denunciante e das pessoas afetadas pelas denúncias. 

O denunciante receberá feedback do Provedor de Conformidade no  prazo máximo de três meses após a denúncia ter sido feita sobre se  a violação denunciada foi identificada. Se for esse o caso, a  violação será sanada. As expectativas do denunciante são levadas  em consideração. Se, na sua opinião, as medidas corretivas  tomadas não forem suficientes, o denunciante é incentivado a  denunciar esse fato. 

 

Como posso entrar em contato com o Provedor de Conformidade?

Você pode entrar em contato com o Provedor de Conformidade de qualquer forma concebível (telefone, e-mail, fax, correio ou através do sistema de denúncia www.safewhistle.info). A Ouvidoria de Compliance também está disponível para reuniões presenciais com denunciantes, inclusive por meio de transmissão de vídeo e áudio, mediante solicitação.
Caso deseje se comunicar de forma criptografada, você também pode utilizar os serviços de mensagens Signal e Threema para entrar em contato com o Provedor de Conformidade. Também é possível enviar e-mails criptografados para a Ouvidoria de Compliance via Protonmail para o seguinte endereço:

Rödl & Partner BR
Lutz Kühne
Rödl & Partner Consultores Ltda.
Rua Verbo Divino 1488, 3° andar sala 3ª
04719-904 São Paulo – SP
Telefone: +55 11 504 6060 Ext 1290
lutz.kuehne@roeldl.com
http://roedl.de/brasilien

Os denunciantes podem denunciar infrações em uma língua de sua escolha através do portal de denúncias http://roedl.de/brasilien, através dos serviços de mensagens aí armazenados, por e-mail ou por correio.
Os denunciantes também podem solicitar ao Provedor de Conformidade que providencie um intérprete que esteja sob uma obrigação especial de confidencialidade para participar de uma reunião pessoal com o Provedor de Conformidade às custas do Fuchs Gruppe e que possa traduzir de e para o idioma nacional do denunciante.
A pedido especial do denunciante, o Fuchs Gruppe fornecerá um ombudsman de compliance como pessoa de contato, às suas próprias custas, em casos individuais.

Documentos


    Limite de até 5mb

    Open chat